As medidas estão presentes em tudo nas nossas vidas, desde as roupas e os sapatos que usamos, e nas ciências agrárias isso não é diferente. Dentro das ciências agrárias existem diversas medidas utilizadas para medir a quantidade de terra de um determinado lote, algumas delas bem antigas. Iremos falar um pouco neste artigo sobre o Hectare, o Alqueire e a Tarefa e diferenciar cada uma delas.
Dentre essas medidas, o hectare é a mais importante, pois é uma medida universal, não se diferenciando em lugar algum do planeta, pois 1 hectare sempre valerá 10.000 m².
Hectare X Alqueire X Tarefa: quais as diferenças?
Quando nos referimos a hectare, alqueire e tarefa, estamos nos referindo a três medidas de área utilizadas nas ciências agrárias, mas existem diferenças significativas entre elas.
O hectare (ha) se diferencia do alqueire e da tarefa por ser uma medida agrária de área universal, ou seja, em qualquer lugar do planeta 1 ha sempre terá a mesma medida, sendo respectivamente 1 hectare (ha) = 10.000 m², conforme foi descrito anteriormente.
É por isso que nas recomendações de insumos agrícolas, por exemplo, adubos, defensivos e sementes, as recomendações são feitas por hectare e não por alqueire, tarefa ou qualquer outra medida agrária de área.
Alqueire é uma medida agrária de área muito utilizada no Brasil, porém não é uma medida universal, pois em cada região do Brasil 1 alqueire representa uma quantidade de m². Podemos classificar que o alqueire é uma medida que se diferencia de estado para estado, como, por exemplo:
A tarefa também é uma medida agrária de área muito usada no Brasil, principalmente nos estados do nordeste, variando o valor em m² equivalente a 1 tarefa entre esses estados. É uma medida que tem mais variações do que o alqueire, pois pode variar de região para região em um mesmo estado.
É uma forma de medir terras bem antiga, onde são usados conceitos e ferramentas simples, como a “braça ou vara”. Para se medir uma terra é cortada uma vara com comprimento de 2,2 m, e essa é a ferramenta usada para tomar como referência para medir os lados do terreno e assim realizar o cálculo, cada vara equivale a 1 braça.
Logo abaixo será exemplificado como é feita essa medição e exposta uma tabela com alguns exemplos de quanto vale 1 tarefa em alguns estados, com algumas variações em um mesmo estado.
Nos vídeos abaixo, esses temas foram também abordados de maneira simples e objetiva, assista e complemente seu estudo!
Fonte das tabelas
Serviço de Estatística da Produção, Ministério da Agricultura – setembro/1946 (Informação preparada em novembro de 1966 por Wincar Goes Teixeira, Eng. Agrº. Dos Serviços Gerais de Planejamento e Coordenação do INDA)
Falcão, Ismael Marinho. Direito Agrário Brasileiro: doutrina, jurisprudência, legislação e prática
Agenda Operacional – EMATER MG 2004